terça-feira, 3 de maio de 2011

A culpa é do salitre!!!!


Sujeito entra em um retaurante, come aquele prato recheado de alimentos geralmente gordurosos, tomando aquele refrigerante para acompanhar ou um suquinho... Depois da refeição se sente estufado e desconfortável... Aí vem a clássica frase: “aqui eles usam salitre, com certeza... Estou me sentindo muito estufado...”
Para entendermos melhor o tal “salitre” vamos conhecê-lo um pouco.
O que é salitre?
Também conhecido como nitrato de potássio (KNO3), o salitre é uma substância mineral normalmente extraída do solo. Tóxico em seu estado natural, a substância (também chamada de salito em alguns lugares) é usada como componente da pólvora, em combustíveis de foguetes amadores, fogos de artifício, bombas de fumaça e até em fertilizantes.
Depois de ser purificado quimicamente, o salitre é utilizado pela indústria alimentícia principalmente na fabricação de embutidos (como salames e charque) com o objetivo de evitar a proliferação de bactérias causadoras do botulismo.
Existe o mito de que alguns restaurantes utilizam salitre como tempero em vez do sal de cozinha. Isso não é verdade, já que o sal de cozinha é um produto de custo muito baixo e facilmente encontrado no mercado; enquanto o salitre para uso em alimentos praticamente não está disponível para o consumo não industrial.
 Ocorre que preparo de grandes quantidades de alimentos nos restaurantes precisa ser feito em panelas de autoclave, sistema de vapor que incorpora os gases à comida, provocando assim uma sensação de maior saciedade e estômago cheio após a refeição, que as pessoas acabam atribuindo ao uso do salitre.
Segundo pesquisas internacionais, o consumo de grandes quantidades de salitre poderia causar câncer gástrico, distúrbios em mulheres grávidas e nos bebês, ter efeito nocivo à corrente sanguínea. A Anvisa, porém, não faz qualquer consideração a respeito do salitre por restaurantes simplesmente porque considera o uso da substância proibido e/ou inexistente. A entidade apenas sugere que, em caso de desconfiança sobre algum estabelecimento, que ele seja denunciado junto ao órgão municipal de fiscalização sanitária.

Nenhum comentário: